quinta-feira, 18 de junho de 2009

TEATRO EVANGÉLICO

Conceito de Teatro

O teatro é uma arte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades, com auxílio de dramaturgos, diretores e técnicos, que têm como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.

Toda reflexão que tenha o drama como objeto precisa se apoiar numa tríade teatral: quem vê, o que se vê, e o imaginado. O teatro é um fenômeno que existe nos espaços do presente e do imaginário, e nos tempos individuais e coletivos que se formam neste espaço.

O vocábulo grego Théatron estabelece o lugar físico do espectador, "lugar onde se vê". Entretanto o teatro também é o lugar onde acontece o drama frente aos espectadores, complemento real e imaginário que acontece no local de representação. Ele surgiu, supõe-se, na Grécia antiga, no século IV a.C..

Teatro Evangélico

O Teatro Evangélico é diferente dos demais pois tem como finalidade específica o louvor e glorificação de Jesus Cristo. Cilene Guedes de Souza - Autora de : "Teatro Evangélico", afirma que "Uma peça cristã não deve ser uma lavagem cerebral de um elemento de coação, mas sim um instrumento de conscientização" e Anete Roese em seu livro Bibliodrama - A arte de interpretar textos sagrados acrescenta que "tratar de textos sagrados é falar da intimidade da fé, é tocar na alma e se ocupar com o cuidado do mundo".

Pelas características desse tipo de teatro, ALGUMAS DICAS são importantes, aqui vão três:

1 - Comece orando - Orar pedindo a ajuda e orientação de Deus nunca é demais, dedique um tempo desde a escolha do tema, estilo (jogral, esquete, humorística, bibliodrama, drama, etc.) até a apresentação e especialmente durante os ensaios para buscar a orientação do Senhor, a fim de que tudo transcorra bem no dia da apresntação.

2 - Faça ensaios suficientes - Ensaios nunca são demais, às vezes os atores se enfadam de ensair, contudo, pior será não ensaiar o suficiente e ter problemas na apresentação. Se possível realize, ao menos, um ensaio como se fosse no dia, com cenário pronto, maquiagens, roupas, objetos e etc.

3 - Lidere - Alguém deve ser responsável por verificar se tudo está ok. Na maioria das apresentações teatrais evangélicas não há um diretor, isso porque se trata de uma apresentação composta por atores quase sempre amadores, entretanto isso não nos exime da responsabilidade de liderar o grupo, portanto assuma a função ou delegue a alguém.

CONFIRA AS PEÇAS TEATRAIS QUE JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS !!!!

Voltar a Página Principal

.....................................................................
...................................................
..............................
VEJA TAMBÉM
ImageChef Custom Images

12 comentários:

  1. Este é o blog mais legal que já visitei. gostei muito, vou retornar bastante aki.
    A.Borges

    ResponderExcluir
  2. Amei essa peça O ARQUIVO é um desértamento para as nossas vidas uma benção de Deus.

    ResponderExcluir
  3. OLA EU ME CHAMO CLAUDIA, GOSTARIA MUITO DE APRESENTAR UMA PERÇA DE TEATRO EVANGELICA EM MINHA IGREJA MAIS NÃO CONHEÇO NENHUMA.
    GOSTARIA QUE VCS ME DESSE UMA AJUDA OU ME ENVIASSE UMA PERÇAS POIS SEI QUE VCS SÃO PESSOAS DE DEUS E MUITOS SABIOS E IRÃO ME AJUDAR COM DICAS.
    DESDE JÁ AGADREÇO A VCS E PEÇO QUE DEUS AJÁ NA VIDA DE TODOS A CADA DIA MAIS.
    AGRADECIDA.
    CLAUDIA

    FIQUEM NA PAZ DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO


    MEU E-MAIL É: baiana_santos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Cláudia,

    Saudações em Cristo !!!

    Pra começo surgiro que você utilize a pantomima "NÃO TOQUE", trata-se de uma peça fácil de apresentar e com poucos personagens, além de ser engraçada e passar uma mensagem importante. Caso o tema não lhe agrede, por favor posto um comentário com o tema que deseja e tentarei te ajudar.

    Deus a abençõe !!

    ResponderExcluir
  5. trabalho com adolesçentes evangelicos e gostaria de receber uma peça sobre a historia de mefibosete,nao muito longa,a paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  6. trabalho com adolesçentes evangelicos,e vamos ter nossa festividade agora em março,gostaria de fazer com eles uma peça contando a historia de mefibosete que nao seje muito longa.a paz do senhor.meu email é cristianerochalimadasilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. oi a paz do senhor me chamo kalina e trabalho com peça e pessoas jovens e senhoras tambem crianças estou procurando uma peça para a santa ceia meu email e kalinamorena@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. oi a paz do senhor. eu me chamo claudia e gosto muito de teatro gostaria me vcs me indacasem uma pela perça pra me apresentar no culto da mocidade de minha cidade bjs

    ResponderExcluir
  9. ola me chamo Elilde a paz do senhor gosto muito das peças trabalho com mocidade e eles apresentaram a peça Maos vazi olha ficou linda e pode ter certeza que move o coraçao das pessoas

    ResponderExcluir
  10. ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii que bençao amo vc6 Deus abençoe a todos parabens sanddra regin a

    ResponderExcluir
  11. QUERIA AJUDA PARA PODER...SABER...MONTAR UMA PEÇA EVANGELICA NA MINHA IGREJA.POIS FIZ TEATRO DURANTE 1 ANO.MAS NAO SEI ENSINAR.DIRIGIR!
    E ME COLOCARAM COMO LÍDER DE CULTURA.
    SE ALGUEM,PUDER ME AJUDAR,AGRADEÇO.
    POIS NÃO É FÁCIL!

    ResponderExcluir
  12. Ñ é, mas vc pode conseguir, se já fez teatro melhor ainda! primeira coisa é orar e apresentar a Deus seu propósito. segunda coisa vc precisa ter noção sobre o q quer falar. terceira coisa use a bíblia como fonte de inspiração, se vc ñ conseguir montar uma peça aleatória, vai poder representar fatos escritos na bíblia. procure sempre a inspiração em Deus e também, como poderia dizer; tentar encontrar no seu ator o seu personagem. o ator precisa de alguma forma te inspirar o personagem, pois ñ pode parecer vazio! espero ter ajudado em alguma coisa.
    Q o Senhor te abençoe. Ñ desanime!!!

    ResponderExcluir